Projecto “Verão Solidário” leva voluntários finalistas de Medicina a trabalhar na Guiné-Bissau

A Associação Saúde em Português (ASP) inicia, no próximo Verão na Guiné-Bissau, um projecto que visa levar voluntários finalistas de cursos na área da saúde a participar em projectos da organização nos países lusófonos.

O dirigente desta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) adiantou que os jovens, que na altura deverão ser recém-licenciados, vão realizar o trabalho de campo de uma investigação sobre nutrição infantil a levar a cabo no âmbito do projecto de três anos que a ASP está a desenvolver nesta região.

Segundo o dirigente da Saúde em Português, o projecto “Verão Solidário”, destinado a jovens finalistas de Medicina e Enfermagem, surgiu “para dar resposta à bolsa de voluntários” da organização, tendo avançado na região de Bafatá por aí existirem condições logísticas para os acolher.

Uma médica, dois enfermeiros e um logístico da ASP encontram-se actualmente em Bafatá, a realizar o projecto de apoio ao desenvolvimento que visa melhorar a acessibilidade e qualidade dos cuidados de saúde primários prestados à população desta região.

Co-financiado pela Comissão Europeia, Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e pela ASP, compreende a reabilitação de instalações e equipamentos de seis unidades de saúde desta região, que “se encontram em mau estado de conservação, e a sua reorganização técnico-funcional”.

O apoio aos principais programas de saúde institucionalizados (materno-infantil, vacinação, doenças sexualmente transmissíveis/SIDA, tuberculose e malária) e o reforço do stock de medicamentos e materiais de consumo corrente são outras das actividades a desenvolver pelos voluntários desta ONGD com sede em Coimbra.

Iniciado em Fevereiro passado, o projecto integra ainda acções de “reforço comunitário e de educação para a saúde” e o apoio ao programa de formação contínua dos profissionais desta área.

O projecto tem como parceiro local a Direcção Regional de Saúde de Bafatá.

A ASP tem os seguintes projectos para a Guiné-Bissau:

** Mais Saúde – Melhor Saúde por Bafatá – Guiné Bissau

** Cuidados de Saúde por Farim – Guiné Bissau

** PAR(E) A SIDA – Guiné Bissau

Logo que obtenha mais informações irei coloca-las no site!

yannick-jo

http://www.saudeportugues.pt/