Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica – Universidade de Coimbra:


A Universidade de Coimbra, através do GATS.UC e em parceria com as Universidades de Aveiro, Beira Interior e CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro vai promover, de Fevereiro a Maio deste ano a 4ª edição do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica. O curso surge após o sucesso das edições transactas e da procura que então se verificou por parte, não apenas de estudantes e recém-licenciados da Universidade de Coimbra, mas igualmente docentes, investigadores, quadros de empresas, entre outros.

Descrição
A base de todo este curso, e da qual depende em grande parte o seu sucesso, está nas tecnologias resultantes da investigação feita na Universidade de Coimbra e nas várias unidades de investigação e interface que a integram, e que inicialmente são fornecidas às equipas para começarem a efectuar o seu trabalho de desenvolvimento de conceitos de negócio.

Os participantes seguirão um algoritmo bastante sistemático que tem como base a avaliação da oportunidade de negócio por detrás das vantagens únicas de cada tecnologia. Durante a primeira parte do curso, cada equipa irá criar conceitos de produtos decorrentes das tecnologias, seguindo-se uma fase de pesquisa de mercado. Numa segunda fase, seguir-se-á a determinação da estratégia de comercialização e conclusão do Conceito de Negócio, com vista a uma eventual criação futura de uma empresa de base tecnológica.

Com esta iniciativa, pretende-se assim:
– Fornecer as capacidades, as competências e o conhecimento associados à clara definição de conceitos de negócio e criação de start-ups de base tecnológica;

– Possibilitar a interacção entre pessoas com perfil de gestão e de tecnologias/engenharia em projectos reais, multidisciplinares de empreendedorismo tecnológico;

– Criar novos produtos e negócios de base tecnológica e com elevado potencial de crescimento;

– Estimular a inovação com base na produção científica realizada nas várias unidades de I&D da Universidades da Região Centro;

– Sensibilizar e envolver docentes, investigadores, empresários e quadros superiores no empreendedorismo de base tecnológica.

– Contribuir para a criação de novas empresas de base tecnológica.

O curso desenvolver-se-á numa lógica de trabalho em equipas bastante heterogéneas, nas quais participarão alunos finalistas, de pós-graduação, business angels, investigadores, empresários, associações de interface e de incubação, entre outros, promovendo desta forma uma troca de experiências importante no que se refere a alcançar o objectivo pretendido: transformar tecnologias em empresas tecnológicas.

Os destinatários do curso serão preferencialmente alunos finalistas e de pós-graduação, mas também recém-licenciados, quadros de empresas e outros eventuais interessados. As aulas decorrerão na sua maioria à 3ª feira, numa periodicidade semanal das 17h-20h. O preço por participante é de €300, sendo que o número de inscrições é limitado.

PS:Para inscrições tardias envie mail para yannick.baptista@gmail.com